quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMO ACONTECE A ELEIÇÃO PARA DIRETORIA?



Na Gestão Democrática o dirigente da escola só pode ser escolhido depois da elaboração de seu Projeto Político-Pedagógico. A comunidade que o eleger votará naquele que, na sua avaliação, melhor pode contribuir para a implementação do Projeto Político Pedagógico. Todavia existem outras formas de escolha de diretor, que fazem parte da maioria das escolas públicas do Brasil, tais como:






1. Nomeação: O gestor é escolhido pelo Poder Executivo, podendo ser substituído a qualquer momento, de acordo com a conveniência e o momento politico, estabelecendo assim uma prática clientelista.
2. Concurso: a escolha do diretor é feita através de uma prova escrita e de uma prova de títulos. Com isso se impede a prática do clientelismo, todavia o diretor não possui liderança na comunidade que o integra.
3. Carreira: O gestor assume seu cargo naturalmente, já que é através do seu plano de carreira e das especializações que faz na área de administração e gestão que se torna diretor.
4. Eleição: é através desse processo, que a vontade da comunidade escolar vai prevalecer, pois é uma escolha feita através do voto direto e representativo. Essa é a maneira que mais favorece o debate democrático na escola, o compromisso e a sensibilidade política por parte do diretor, além de permitir a cobrança e a corresponsabilidade de toda a comunidade escolar que participou do processo de escolha. De acordo com o MEC (2005), tem sido a modalidade mais democrática já que o processo começa desde a eleição dos representantes do colégio eleitoral até a operacionalização.
5. Esquema misto: O diretor é escolhido por diferentes formas, seja  mesclando provas de conhecimento com a capacidade de liderança e administração, seja através das decisões tomadas pelos conselhos da escola. Nesse processo misto a comunidade tem sua parcela de participação, possibilitando assim um maior vínculo do diretor com a escola.
Referências:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acessado em 16 de abril de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br
PARO, Vitor. Eleições de diretores de escolas públicas: avanços e limites da prática. Acessado em 20 de fevereiro de 2010. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/politicas-publicas/artigo_vitorparo.doc


Fonte: www.infoescola.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário